top of page

SOBRE

Com uma jornada marcada por uma vasta experiência na educação básica, é com imenso prazer que compartilho minha trajetória como professor atuante e engajado na promoção do aprendizado da matemática. Ao longo dos anos, tenho tido o privilégio de não apenas transmitir conhecimento, mas também de mergulhar em pesquisa e formação de professores, almejando aprimorar constantemente o ensino desse importante componente curricular.

Como membro ativo do Grupo de Pesquisa GEPETICEM (Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias, Inovação e Educação Matemática), mergulhei em uma jornada que me permitiu aprofundar meu conhecimento sobre o potencial das tecnologias educacionais no contexto da matemática. Este grupo tem sido um espaço enriquecedor para a troca de ideias, a exploração de tendências educacionais e o desenvolvimento de estratégias inovadoras para o ensino da matemática.

ASS_0434.JPG
ASS_0455.JPG

Uma das minhas paixões é a integração de dispositivos móveis - com telas sensíveis ao toque - no ambiente educacional. Acredito que essas tecnologias oferecem um vasto leque de possibilidades para envolver os estudantes de maneira mais dinâmica e interativa. No meu site, busco compartilhar não apenas material didático, mas também vivências e práticas bem-sucedidas em implementações de aulas de matemática utilizando esses dispositivos. Quero inspirar outros educadores a explorar essa abordagem, que pode catalisar o interesse e a compreensão dos alunos em relação à matemática.

A formação de professores de matemática também é uma das minhas prioridades. Acredito que a qualidade do ensino depende diretamente da capacitação e atualização constante dos educadores. Assim, tenho conduzido ações de formação, workshops e palestras, compartilhando minhas experiências e conhecimentos sobre a integração das tecnologias, metodologias de ensino eficazes e abordagens que favoreçam o desenvolvimento das habilidades matemáticas dos estudantes.

A jornada, tenho sido movido pela crença de que a educação matemática pode ser acessível, relevante e apaixonante. O caminho não é isento de desafios, mas cada obstáculo se converte em uma oportunidade de crescimento e aprendizado mútuo. Como professor com larga experiência, pesquisador dedicado e agente de transformação no campo da educação matemática, meu compromisso é continuar explorando, inovando e compartilhando, sempre em busca de proporcionar experiências enriquecedoras e impactantes para os alunos e colegas educadores.

Portanto, convido você a se juntar a mim nessa jornada de descoberta e colaboração, explorando as maravilhas da matemática e da tecnologia aplicada à educação. Juntos, podemos construir um ambiente educacional mais envolvente, inclusivo e inspirador, capacitando nossos estudantes a se tornarem pensadores críticos e solucionadores de problemas habilidosos, preparados para os desafios do século XXI.

DSC02066_edited.jpg

NOSSA EQUIPE

A equipe qualificada e apaixonada está pronta para compartilhar através das e-Oficinas com tecnologias digitais. Vamos compartilhar e explorar novas fronteiras de aprendizado e descobertas

foto lates.JPG

Alexandre Assis

Coordenador

O papel do coordenador é essencial para o sucesso da e-oficina. Ele é o elo que mantém a equipe unida, garantindo que cada aspecto do programa funcione harmoniosamente. Desde a organização das sessões até a orientação dos participantes, o coordenador desempenha um papel fundamental para criar um ambiente de aprendizado inspirador e colaborativo, impulsionando a jornada de descoberta tecnológica e educacional.

foto lates.JPG

Alexandre Assis

Professor colaborador

O professor colaborador desempenha um papel crucial na e-oficina, trazendo expertise e experiência para enriquecer o aprendizado. Compartilhando insights valiosos, ele guia os participantes na exploração das tecnologias digitais, oferecendo orientação perspicaz e práticas educacionais inovadoras. Sua interação próxima e apoio contínuo criam um ambiente enriquecedor, promovendo a troca de conhecimento e aprimoramento das habilidades tecnológicas e pedagógicas dos participantes.

foto lates.JPG

Alexandre Assis

Pesquisador

O papel do pesquisador na e-oficina é essencial para a descoberta contínua e o aprimoramento das práticas educacionais. Através da análise crítica e da investigação aprofundada, o pesquisador examina o impacto das tecnologias digitais no processo de aprendizagem. Sua contribuição ajuda a reconfigurar ações da e-Oficina, garantindo que as abordagens sejam baseadas em evidências e orientadas para o progresso educacional e tecnológico.

foto lates.JPG

Alexandre Assis

Task Design 

A ação de Task Design na e-Oficina é fundamental para criar experiências de aprendizagem. O profissional de design de tarefas trabalha na elaboração de tarefas  com tecnologias digitais para o ensino de Matemática na Educação Básica. Ao equilibrar criatividade com objetivos educacionais, eles garantem que os participantes da e-Oficina se envolvam em explorações interativas e que promovam a compreensão e a aplicação prática dos conceitos abordados.

foto lates.JPG

Alexandre Assis

Editor e Diagramador

Com o objetivo de dar forma e apresentar o conteúdo da e-oficina de maneira clara e atraente, baseado nos princípios do DUA (Desenho Universal para Aprendizagem),  trabalha na organização do material, aprimora a legibilidade e desenvolve uma apresentação visual harmoniosamente. Com atenção meticulosa aos detalhes, esse profissional garante que os materiais da e-Oficina sejam visualmente agradáveis, acessíveis e eficazes no processo de elaboração conceitual.

foto lates.JPG

Alexandre Assis

Organizador de evento científico

Sua larga experiência, desde a programação das sessões até a gestão das inscrições e logística, o organizador garante um ambiente fluido e produtivo para os participantes. Sua habilidade em coordenar palestras, transmissões on-line, workshops e interações contribui para a atmosfera colaborativa e enriquecedora.

bottom of page