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Projetos

PROJETO ATUAL

Interações e aprendizagens em dispositivos móveis com toques em tela: perspectivas a partir da educação matemática

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PROJETO ATUAL

Esse projeto consolida um anterior (financiado pelo CNPq/Universal 433258/2016-0) que está produzindo conhecimento sobre os toques em tela como mais uma forma de cognição corporificada. Continuaremos analisando interações, formas de manipulação em/com telas de smartphones (ou tablets) e tipos de aprendizagens de estudantes e de (futuros) professores de Matemática. Os dados serão coletados usando recursos dos próprios dispositivos para telagravação, aplicativos diversos e filmagens. Usaremos também um dispositivo de rastreador de olhos em telas. Serão elaboradas e implementadas atividades para dispositivos como Geometric Constructer, Sketchometry, GeoGebra App e FreeGeo. Ampliaremos o escopo de estudo com o uso de atividades de realidade aumentada e com o Multibase App. O projeto estabelece intercâmbios com pesquisadores nacionais e internacionais interessados nas formas de uso e de aprendizagem em interfaces touchscreen. A pesquisa inova na produção de dados com o uso dos próprios aplicativos e na geração de materiais diversos para uso em aulas na Educação Básica e na formação docente. Com essa iniciativa iniciamos intercâmbio com pesquisadores do IREM (Lyon, França) e continuamos a interlocução com estudiosos da Univ. de Turim..Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

PROJETO 2014 - ATUAL

Os recursos digitais continuam crescendo e trazendo desafios à pesquisa educacional. O contínuo desenvolvimento das tecnologias digitais móveis propicia inovações nas práticas pedagógicas e promove reflexões sobre os impactos causados pelas mudanças. Esse projeto está focado no uso de dispositivos com manipulação touchscreen direcionados para os processos de ensino e aprendizagem. A pesquisa está sendo desenvolvida em três fases (concomitantes): (1) realização de um levantamento de dispositivos touchscreen voltados ao ensino de matemática, (2) implementações e análises dos dispositivos, e (3) análise de implicações de ordem epistemológica, didática e cognitiva. Na fase 2 estamos usando os seguintes dispositivos: FreeGeo, GeoGebra app, Sketchometry e Geometric Constructer. Estão sendo sujeitos alunos (brasileiros e italianos) da Educação Básica e futuros professores de matemática da UFRRJ. Esperamos que resultados dessa investigação sirvam de ponto de partida que pode auxiliar professores e pesquisadores interessados na inserção de dispositivos touchscreen em novas práticas educativas. Esse projeto é desdobramento da pesquisa de pós-doutorado realizada pelo Dr. Marcelo Bairral e ele está desenvolvido em colaboração com pesquisadores da Universidade de Turin (Itália), particularmente, Dr. Ferdinando Arzarello.

PROJETO 2019 - 2022

Esse projeto consolida uma iniciativa anterior voltada para elaboração e de Materiais Curriculares Educativos Online (MCEO) para o uso por professores que ensinam matemática em suas aulas. Os materiais servem como suporte no desenvolvimento profissional docente como recurso didático para a aprendizagem matemática da Educação Básica. Além de melhorias no conhecimento do professor do aliadas à inclusão digital, os MCEO contribuirão com reflexões sobre a importância de implementarmos práticas com a informática educativa nos processos formativos. Os MCEO também serão utilizados (1) como mais uma estratégia para motivar estudantes e professores para o aprendizado matemático, e (2) como instrumento para obtenção, análise de dados e produção de novos estudos no campo educacional com tecnologias. Nessa fase do projeto estamos usando os MCEO em práticas formativas e analisando interações em suas abas interativas. Nossos MCEO estão disponíveis livremente em http://www.gepeticem.ufrrj.br/portal/categoria/materiais-curriculares/

PROJETO 2017 - 2018

O projeto objetiva implementar e avaliar o protocolo de desenho universal da aprendizagem para livros didáticos acessíveis na escolarização de alunos público alvo da Educação Especial incluídos em diferentes realidades educacionais. A pesquisa tem sido realizada a partir da parceria entre o Centro de Inovação Tecnológica e Educação Inclusiva (UFRRJ), Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional (UFRRJ), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Instituto Rodrigo Mendes e Movimento Down. UNICEF-Brasil.

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