top of page

O Sketchometry

As interações proporcionadas pelo Sketchometry enriquecem o aprendizado matemático. Os alunos realizam construções e podem manipular geometricamente objetos, observando transformações nas telas e experimentando conceitos abstratos de forma tangível. Essa interatividade desenvolve o processo de investigação e elaboração de conjecturas, permitindo que os alunos explorem livremente e criem conexões entre ideias matemáticas.

Algumas construções

As construções foram realizadas na interface do programa Sketchometry, versão 0.3.3, no ano de 2014. Um programa desenvolvido por Alfred Wassermann, Universidade de Bayreutho, Alemanha. Desde o lançamento, na rede em 2012. Um programa que pode ser utilizado em dispositivos móveis com a tecnologia touchscreen (tablets, por exemplo). As construções são realizadas tendo como bases alguns movimentos mantendo o contato com a tela e, às vezes, reproduzindo o desenho realizado na maneira convencional (lápis e papel). 

Triângulo, bissetriz e incentro

Construindo uma circunferência dado o raio

Ponto médio

Reta tangente à circunferência

Bissectograma

Construindo retas paralelas

Construindo retas perpendiculares

Parábola

bottom of page